YOOtheme

Senhor Patriarca,
Com muita alegria saúdo Vossa Eminência, em nome dos Finalistas das Escolas de Ensino Superior de Lisboa aqui presentes para celebrarmos este momento de mudança.
Muito obrigado, Senhor Patriarca, por ter querido presidir à nossa Bênção de Finalistas.
Esta ocasião de festa  é marcada por uma imensidão de cores! São as cores dos nossos cursos que assumem a manifestação da diversidade  de saberes, diversidade empenhada na construção de um mundo mais justo e mais fraterno. Cada um de nós é testemunha de uma experiência única, vivida, contudo, na teia de relações que fomos estabelecendo.
Este “mar de cores” é a imagem mais nítida da possibilidade de  essa diversidade ser vivida em comunhão em prol do bem comum. Cada uma destas cores representa uma área de conhecimento, todas igualmente necessárias na  construção harmónica da  sociedade.
Todas as áreas do Saber não são mais que órgãos pertencentes a um corpo, em que cada um desempenha uma função vital, mas também dependente do desempenho pleno dos outros. Cada um de nós é chamado a assumir esta complementaridade, que se traduzirá na diversidade, como um vasto conjunto de respostas adequadas às mudanças com que nos vamos deparar nesta nova fase da nossa vida.
A nossa presença aqui é marcada, por isso, por um profundo sentido de gratidão por termos ultrapassado os obstáculos impostos, com a ajuda de todos aqueles que nos acompanharam neste caminho. Queremos agradecer de forma especial aos nossos pais e familiares, aos nossos professores e aos nossos amigos a sua participação activa nas mais diversas circunstâncias do nosso percurso.
Hoje é um dia em que alargamos, de uma forma nova, os nossos conhecimentos. Reunidos em Cristo, escutamos a sua Palavra na certeza de que ela nos revela  um sentido novo no nosso caminhar.
Somos mulheres e homens  de hoje, somos chamados a ser apóstolos de hoje, e queremos aprender a fazer uso dos dons que nos são concedidos, no concreto das nossas vidas.
Pode ajudar-nos a figura de S. Paulo. Paulo homem da cultura do seu tempo, convertido a Cristo empenha-se em levar a diversas comunidades a Palavra de Deus.
Ao irmos descobrindo Jesus Cristo no tempo da Universidade fomos desafiados para novos horizontes de vida
Com a força dos dons que o Espírito Santo nos concede queremos dizer ao Senhor Patriarca que conte connosco, conte com os nossos saberes para sermos testemunhas activas do Evangelho, no seio da nossa sociedade.
Pedimos, assim, que nos envie à descoberta desta nova etapa, sem medo de investir os nossos “talentos”, tendo presente que o fazemos com a ajuda de Deus e a amizade de todos.
Sabemos que não será fácil partir para esta descoberta, mas a nossa presença aqui, é o testemunho deste compromisso que assumimos: “Saber para Servir”

Luís, Geografia

Alameda da Universidade, 17 de Maio de 2008