YOOtheme

É com Alegria que em nome do finalistas das escolas de Ensino Superior de Lisboa, saúdo o Senhor Patriarca manifestando a grande alegria que é estarmos reunidos e em comunhão com o nosso Patriarca , honrando-nos a sua presença neste celebração, para a qual nos convocou.

Nós, finalistas, estamos hoje reunidos para dar Graças a Deus pela  conclusão desta etapa, completando um ciclo que nos move nesta agitação de águas de quem acaba algo para começar tudo….

Este maremoto provoca, agita e promove a mudança. É motor de transformação. Alaga as nossas  margens, fertilizando-as, crucial para saborearmos a brisa do conhecimento aflorada na perene e insondável alegria da descoberta. Muito mais do que o somatório atomístico de matérias é a verdadeira descoberta do Nós em Comunhão com Deus.

É a todos e cada um que Deus interpela, convocando-nos, a uns directamente, a outros por intermédio de colegas e amigos que são a presença viva de uma Igreja integradora da diversidade, promotora da unidade…

Diversidade que muda no acolhimento de várias sensibilidades, de diferentes origens e proveniências que constituem o corpus universitário onde as forças vivas são o porvir que se faz pretérito hoje, que nos relança com confiança para um amanhã onde esperança será a tónica dominante. Numa juventude que deve ser como a armação de clave numa partitura, indicando as modulações da harmonia que corresponde aos diversos saberes.

Este é um tempo novo,  onde na voragem dos dias, tudo acontece à velocidade da luz, sem tempo para reflexão, este é também um tempo difícil em que vivemos, onde a esperança tende a não querer morar. Sabemos que não será fácil, mas conhecemos as nossas virtualidades em potência, para enfrentar os desafios que são complexos, mas estimulantes.

Contudo, não nos devemos cingir apenas às palavras vãs, desprovidas de acções que necessárias na encruzilhada de um tempo, onde tudo é efémero… Somos convocados a participar num mundo que espera de nós um agir vigilante, ancorado em Cristo, Pedra Angular da nossa vida.

Este ano, escolhemos o lema “Escuta o teu coração, segue o teu Dom, melhora o teu mundo”

Como necessitamos com urgência, de colocar os nossos dons ao Serviço da nossa comunidade… do nosso mundo, na urgência de seguir o essencial….

Escutando o nosso coração, sentimos a beleza da partilha, da oblação desinteressada, na verdade que nos exorta a afastar os nossos pequenos egoísmos.

Seguindo os nossos Dons, centrando-nos nas nossas capacidades, concedidas por Deus, que cabe a cada um de nós desenvolver. Estamos dispostos a agarrar com toda a energia da juventude cada pedaço da nossa vida colocando-a, na sua diversidade, ao serviço da comunidade.

Senhor Patriarca,

Hoje, o Amanhã, em que colocaremos os nossos Dons ao serviço, porque é a hora que clama por nós, pela nossa vontade inabalável de transformar o nosso mundo.

Queira aceitar os nossos Dons , na humildade de quem ouve o seu coração na demanda por um mundo melhor.

Senhor Patriarca, conte connosco!

 

Diogo

Finalista  de Direito