YOOtheme

Igreja deve ter como primeiro baluarte da defesa da vida

D.José Policarpo destaca a importância da vigília mundial convocada por Bento XVI A «vigília pela vida nascente», convocada por Bento XVI para o próximo Sábado, é uma ocasião para toda a Igreja se lembrar que deve ter como primeiro baluarte a defesa da dignidade da vida, em todas as suas formas.

De acordo com D. José Policarpo, o convite deixado pelo Papa às comunidades cristãs espalhadas pelo mundo «é uma forma de aprofundar, através da oração, a consciência dos católicos para o mistério da vida e para a responsabilidade que ela envolve».

Em declarações disponibilizadas no Youtube, o Patriarca de Lisboa realça o facto desta iniciativa servir como abertura do Advento e preparação do Natal.

«É um convite para vermos em Cristo, o Verbo Encarnado, como a verdadeira fonte da vida» explica D. José Policarpo, que já convocou toda a diocese a participar, num espaço de oração aberto a todas as sensibilidades e onde cada um poderá apresentar a Deus as suas preocupações.

«A vida é hoje muita ameaçada, em vários sectores», refere o Cardeal-Patriarca de Lisboa, que aponta como exemplos «a dificuldade de acolher e respeitar a vida gerada», a violência doméstica ou sobre as crianças, e a pena de morte.

A própria sociedade, refere o prelado, favorece situações em que «se põem as pessoas a viver em condições quase insuperáveis, para uma vida digna». D. José Policarpo não esquece a «vida não humana», alertando para os riscos que envolvem «a agressão indiscriminada à natureza, quer a vida animal quer vegetal».

A “Vigília diocesana pela Vida”, dia 27 de Novembro, está marcada para o Mosteiro dos Jerónimos, a partir das 21h30.

in ecclesia