YOOtheme

Senhor Dom Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa,

permita-me que o saúde em nome de todos os finalistas das licenciaturas e mestrados integrados, aqui hoje presentes, das escolas de ensino superior e politécnicos desta nossa Diocese de Lisboa. É muito sentidamente que agradecemos a V. Ex. Reverendíssima ter-se dignado a presidir a esta importante celebração para a comunidade académica, representando Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, a quem todos muito estimamos. Bem-haja!

A Universidade, local de saber e cultura, é para nós uma porta de conhecimento e civilização aberta ao Mundo. Ao Mundo do trabalho, ao Mundo das relações inter-pares, ao Mundo da criação de um Mundo Melhor. Queremos ser construtores desse Mundo onde todos têm lugar, onde todos são células de um só corpo, de todas as crenças, de todas as raças, de todos os cultos.

Há vários meses que estamos a preparar esta grande festa que tem para nós dois objectivos centrais: o sentido profundo de louvor e agradecimento a Deus pelos dons recebidos e o compromisso de serviço à comunidade, com todas as ferramentas que adquirimos ao longo desta etapa académica que agora concluímos. Para tal baseámo-nos no aprofundamento da introdução à encíclica de Bento XVI “A CARIDADE NA VERDADE”. A Caridade, para Bento XVI “é uma força extraordinária, que impele as pessoas a comprometerem-se, com coragem e generosidade, no campo da justiça e da paz. É uma força que tem a sua origem em Deus, Amor eterno e Verdade absoluta.”. Assim, como finalistas, escolhemos, como expressão do nosso compromisso, para lema desta celebração “Na Caridade e na Verdade, Construir, Hoje, o Amanhã.” É isto que queremos, é isto que sentimos!

Senhor Dom Carlos ,

somos aqueles que honrando o nosso ideal, não viramos a cara aos nossos irmãos e aqui estamos, perante V. Ex. Reverendíssima, pedindo-lhe que transmita a Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, a nossa vontade de entregar o nosso saber à sociedade para que ela floresça e se desenvolva. Somos Homens que, tal como Sá de Miranda, ousamos dizer-nos “Homem de um só parecer, de um só rosto e de uma só fé. / De antes quebrar que torcer.” Somos um punhado de jovens à disposição da nossa sociedade, que quer ter o seu papel na construção das bases de uma organização justa e solidária. Também aqui nos inspiramos nas palavras do Santo Padre Bento XVI que nos diz que “a caridade pode ser reconhecida como expressão autêntica de humanidade e como elemento de importância fundamental nas relações humanas, nomeadamente de natureza pública.”. Preocupados que estamos com as situações de extrema dificuldade pelas quais passa o nosso povo e, sensíveis que somos a todas as carências, queremos contribuir activamente para “a justiça e o bem comum”, desígnios da Caridade.

Esta é a vigésima oitava celebração de Bênção de Finalistas de Lisboa. Há vinte e oito anos ininterruptos que a Academia de Lisboa se reúne para dar graças a Deus e pedir-Lhe a força e o alento para seguir a marcha da vida, não esquecendo todos aqueles que preparam e viveram todas as celebrações que precederam a do dia de hoje. Que Cristo Ressuscitado permaneça nos nossos corações e na nossa atitude fiel e generosa de entrega e serviço aos outros.

Queira-nos como agentes activos para que, na Caridade e na Verdade, Construamos, Hoje, o Amanhã.

Bem-haja!

José Miguel, Finalista de Direito

Lisboa, 15 de Maio de 2010