YOOtheme

Senhor Patriarca,

É com grande alegria que em nome dos finalistas das escolas de Ensino Superior do Patriarcado de Lisboa aqui presentes, saúdo o Senhor Patriarca manifestando a grande alegria que é estarmos aqui reunidos e em comunhão com o nosso Bispo. Senhor Patriarca, muito obrigado por ter querido estar connosco!

É a vigésima quinta vez que os finalistas do ensino superior se encontram com o seu Pastor para receber a Bênção de Deus no fim dos seus cursos.

Há vinte cinco anos, um grupo de finalistas pensou e preparou, no âmbito da Pastoral Universitária, uma celebração de acção de graças, ao finalizar a etapa da aprendizagem universitária. O desafio permaneceu.

Hoje, passados que são vinte cinco anos, já não somos apenas umas dezenas, mas contamo-nos por milhares, os finalistas que nos juntámos e preparámos esta celebração para dar graças a Deus pelo que recebemos ao longo dos anos de estudo que agora chegam ao fim e pedir a protecção divina para a realização das nossas vidas pessoais e profissionais.

Queremos agradecer aos nossos pais, amigos e professores que nos acompanharam enquanto percorremos este caminho e nos ensinaram e ajudaram a crescer em “estatura e sabedoria”, partilhando connosco as alegrias e tristezas do nosso dia a dia.

Agradeço também, a toda a equipa da Pastoral Universitária, que ao longo de todo este ano se empenhou e esforçou por fazer caminho connosco e preparar a nossa Bênção.

“Hoje é o primeiro dia do resto da nossa vida”, e por isso mesmo, o lema escolhido pelos finalistas deste ano é “Um Talento, Um Compromisso”. Não queremos guardar os talentos que recebemos como tesouros, mas como sementes que dêem frutos, por isso, queremos que cada talento que possuímos seja um compromisso.

Todos nós, aqui presentes, recebemos do Espírito Santo talentos diferentes, mas todos necessários na vida da sociedade. Desejamos ardentemente colocá-los ao serviço dos outros, e comprometermo-nos hoje com a sociedade na construção de um Mundo melhor, de Paz e Amor.

Que Jesus Cristo Vivo permita que sejamos capazes de transformar o nosso Saber e os nossos talentos em sal e luz para os homens e mulheres do nosso tempo.

Senhor Patriarca conte connosco!


Ana Clara   

Geografia e Planeamento Regional