YOOtheme

Senhor Patriarca:

Nós, finalistas das escolas superiores de Lisboa, estamos aqui hoje cheios de alegria e entusiasmo, para lhe pedir a Bênção de Deus, para darmos graças pela nossa condição e pelos dons recebidos, e também para nos comprometermos a colocar os nossos talentos ao serviço da comunidade.

Este gesto de fé corresponde a um desejo simples de criança, numa altura em que nos preparamos para iniciar o itinerário confuso da vida adulta. Fazemo-lo com o espírito próprio de quem tem consciência da graça que vai receber e da responsabilidade que vai assumir.

Estamos aqui todos à volta do nosso Patriarca, cantando a uma só voz e formando um só povo, mas cada um, no íntimo da sua dimensão pessoal, traz a consciência da sua experiência e singularidade. O nosso denominador comum é o desejo: o desejo de verdade, de felicidade e de totalidade, que alcançaremos somente conhecendo-nos a nós próprios e conhecendo o sentido da nossa vida, o qual só Cristo no-lo pode revelar.

Por isso este dia é para nós importante e decisivo: a intensidade e a verdade desta ocasião aplicada à nossa vida concreta, irá plasmar-nos às mãos de Cristo. Nos já O encontrámos mas não deixamos de O procurar. Queremos reconhecê-Lo quotidianamente em todos os aspectos das nossas vidas, e queremos anunciá-Lo aos outros através do nosso testemunho na nossa profissão, em coerência com este compromisso que assumimos à luz da Palavra de Deus.

Senhor Patriarca, percebemos a grandeza e a exigência da nossa missão e também reconhecemos a inadequação dos nossos limites. Sabemos que só pelas nossas forças é impossível! O nosso desejo de totalidade é um ideal do coração que deriva da própria natureza de que somos feitos, e nós não queremos responder a esse desejo com o sonho imaginado e criado por nós próprios. Estamos certos que não responde! Não queremos ceder à tentação do comodismo e do proveito próprio, fazendo da nossa formação universitária um mero instrumento de promoção pessoal. É uma solução aparentemente mais sedutora, mas estamos certos que não cumpre o destino de felicidade ao qual somos chamados.

Por isso pedimos a Deus que nos dê a Sua Bênção, para que da fonte de toda a Esperança, possamos tornar possível o impossível. E partilhamos o que recebemos, educando a consciência no serviço, enquanto forma e dimensão de conhecer e dar a conhecer Cristo em toda a parte: em casa, no trabalho, na nossa cidade, onde quer que estejamos... Ele que nos põe a caminho e nos ensina a responder ao nosso desejo com essa Esperança que não desilude.

Escolhemos três palavras para o nosso lema: “Um desafio, um compromisso, um futuro de Paz”. De facto, o futuro é o fruto do nosso compromisso com o desafio que se nos apresenta. Esse desafio é a Igreja que nos incita a uma presença transformadora e evangelizadora no mundo - pela nossa parte, ansiamos e tudo faremos para que esse futuro seja mais rico na Paz e na Esperança de que o mundo actual anda tão falho. Conte connosco! Conte connosco para o Congresso Internacional para a Nova Evangelização!
Telmo – Engª Mecânica
Alameda da Cidade Universitária, 14 de Maio de 2005