YOOtheme

Queridos Finalistas,

Escolhestes como tema para esta celebração de bênção, no final do vosso Curso de Licenciatura, “construir o presente, marcar a diferença no futuro”. Realmente nunca haverá um futuro diferente, se essa diferença qualitativa não inspirar o ritmo do presente. É neste que se decide sempre o sentido da história desde que ele seja vivido na fidelidade ao que de melhor recebemos dos que nos antecederam e seja galvanizado por um projecto generoso de um futuro melhor. Vós sois jovens, ides encetar a vida profissional, quais obreiros desse futuro diferente. Vós podereis ser protagonistas da construção desse futuro novo.
Mas falamos de um futuro diferente para quem? Antes de mais para a sociedade, concebida como comunidade humana, a quem deveis querer servir. Se pensardes, em primeiro lugar, no vosso futuro pessoal, nunca percebereis a grandeza que se encontra no ideal de construir uma sociedade melhor, em que todos possam ser “mais pessoas” e, portanto, mais felizes. Isso exige de vós algumas atitudes fundamentais que deverão presidir ao vosso empenhamento no bem-comum.
Antes de mais um ideal que vos galvanize e unifique, dando sentido, a todo o vosso esforço. É preciso ter um ideal generoso para a sociedade que desejamos, ideal que se exprimirá em visão da sociedade e se concretizará em projectos, mas que, para além deles, terá sempre a força dinamizadora da “utopia”. Uma sociedade em que os seus construtores não sejam galvanizados por um ideal, soçobrará na repetição rotineira da mediocridade.
Fazer da competência uma forma de servir; aliás a competência é, no seu âmago, isso mesmo: uma melhor forma de servir. Se ela for motivada, apenas, pela busca do sucesso pessoal, alimentará a vossa vaidade e aumentará os vossos ganhos, mas não terá a densidade cultural de um dinamismo transformador do presente e construtor de um futuro novo.
Cultivar o dom do discernimento para uma análise profunda da realidade, o que supõe cultivar o dom da sabedoria. E aqui põe-se-nos uma questão: a nossa fé em Jesus Cristo, de Quem recebemos abundantemente o dom do Espírito iluminador, terá influência decisiva nesse discernimento? Na primeira leitura que foi proclamada nesta celebração, o autor sagrado afirma que é Deus que nos dá o conhecimento exacto da realidade e que descobriu o sentido de todas as coisas, porque a Sabedoria lho revelou.
Esse é o primeiro fruto da nossa fé: alarga, para o nosso espírito, o horizonte da realidade, não só porque torna Deus real, em Jesus Cristo, Seu Filho, mas porque nos ajuda a perscrutar a profundidade do coração humano. E só conhecendo a complexa profundidade do mistério do homem, o que realmente só é possível em Jesus Cristo, podemos intuir que felicidade os queremos ajudar a construir e que modelo de sociedade é exigida pela dignidade do homem. Verdadeiramente só a luz da fé revela profundamente o sentido da História. Sem ela, corremos o risco de pairar à superfície do imediato e do efémero, imaginando uma sociedade pragmática, que desconhece profundamente o homem e o seu mistério.
Queridos Finalistas! Ser crente é, certamente, uma opção da liberdade, tomada por aqueles que se deixaram atrair pela verdade e pela beleza, na profundidade dos seus corações. Mas no mundo de hoje ser crente, concretamente ser cristão, não é um pormenor irrelevante. Pode ter uma influência decisiva na construção do tal futuro diferente. Abri os vossos corações a Cristo, o que na Sua morte e ressurreição atingiu a plenitude da Vida, que Ele quer e nos pode comunicar. Aquele Seu olhar de ternura solícita sobre as multidões, que ensina e alimenta, continua actual. Perante as multidões gigantescas do mundo contemporâneo, tantas vezes desorientadas, porque mal conduzidas, Ele continua a olhar a multidão com a solicitude preocupada de um Bom Pastor. Ninguém melhor do que Ele, deseja um futuro diferente para a humanidade. Quereis partir com um ideal? Perscrutai a grandeza do Seu coração. Quereis fazer da competência uma melhor forma de servir? Olhai como Ele, sendo tudo, se revestiu da humildade do Servo. Quereis aprender a sabedoria, para melhor compreenderdes os homens? Escutai a Sua Palavra. Ela fará brilhar na vossa inteligência e no vosso coração a luz que vem do alto, e vos fará compreender, de uma maneira nova, todas as coisas.